xacriabá - definitie. Wat is xacriabá
Diclib.com
Woordenboek ChatGPT
Voer een woord of zin in in een taal naar keuze 👆
Taal:

Vertaling en analyse van woorden door kunstmatige intelligentie ChatGPT

Op deze pagina kunt u een gedetailleerde analyse krijgen van een woord of zin, geproduceerd met behulp van de beste kunstmatige intelligentietechnologie tot nu toe:

  • hoe het woord wordt gebruikt
  • gebruiksfrequentie
  • het wordt vaker gebruikt in mondelinge of schriftelijke toespraken
  • opties voor woordvertaling
  • Gebruiksvoorbeelden (meerdere zinnen met vertaling)
  • etymologie

Wat (wie) is xacriabá - definitie

POVO INDÍGENA
Xakriabá; Xakriabás; Acroás; Xacriabá; Akroá

xacriabá         
adj m+f Etnol Pertencente ou relativo aos Xacriabás, tribo que habita Goiás e vizinhanças de Minas Gerais
s m+f Indígena dos Xacriabás.
Acroás         
m. pl.
Selvagens do Brasil, que dominavam nas margens do Rio-Corrente, em Goiás.
xacriabá      
s.2g.
-etnol
1 indígena pertencente ao grupo dos xacriabás v s.m.
-ling
2 língua do ramo aqüém, falada por esse grupo n adj.2g.
3 relativo a xacriabá (acp.1 e 2) ou aos xacriabás ª xacriabás s.m.pl.
-etnol
4 grupo indígena que habita Minas Gerais, na margem esquerda do rio São Francisco (Área Indígena Xacriabá) e no município de Itacarambi (Terra Indígena Xacriabá Rancharia); no passado, eram tb. chamados acroás F etnm.br.: Xacriabá

Wikipedia

Xacriabás

Os Xakriabá, também chamados xacriabás, são um povo jê (um grupo linguístico de povos indígenas do Brasil) que tem as suas terras na margem esquerda do rio São Francisco (na Área Indígena Xacriabá) e no município de São João das Missões (na Terra Indígena Xacriabá Rancharia), no estado de Minas Gerais, no Brasil. No passado, também eram chamados acroás e habitavam a Bahia, onde também foram chamados de coroás, o Piauí, onde foram chamados de gamelas, e o estado de Goiás. Falam um dialeto da língua akwe, do tronco linguístico macro-jê. A língua akwe também é o idioma dos xavantes, grupo indígena de Mato Grosso, e dos xerentes, do estado do Tocantins (os três grupos, no passado, formavam um só povo).

Os xacriabás têm um longo processo de contato com os primeiros bandeirantes que chegaram a Minas Gerais e pela Missão de São João que tinha por objetivo catequizá-los . Quando os primeiros escravos foram trazidos para Minas Gerais, eles logo relacionaram-se com os índios locais. Hoje em dia, os xacriabás falam o português. Porém há um movimento de fortalecimento cultural deste povo. Seu cacique, Domingos Nunes de Oliveira, está retomando a pesquisa e o uso da língua Akwẽ Xakriabá, juntamente com os mais velhos da Aldeia, bem como o intercâmbio com os povos irmãos xavante, de Mato Grosso e xerente, do Tocantins.